quarta-feira, 5 de março de 2008

Carne SIM ou NÃO??????

Andava eu a circular nesta estrada da informação que é a Internet, quando encontrei num blog que visito frequentemente um vídeo sobre o consumo de produtos de origem animal. Vegetarianos portanto. Eu adoro carne e seria incapaz de ser vegetariano, mas concordo plenamente que deveríamos respeitar os direitos dos animais, algo que nem de perto nem de longe é conseguido; e diga-se de passagem nem sequer tentado. Sou a favor do consumo de carne, pois acho que o vegetarianismo não é a solução ideal. Mesmo que me apresentem mil argumentos em contrário. Diminui a possibilidade de ter colesterol, etc, etc, etc...
Tudo bem. Mas e o resto?
Para quem não sabe, existiram três grandes momentos que marcaram de forma ímpar o desenvolvimento da espécie humana. (se estiver enganado que me corrijam)
O 1º foi o principio do bipedismo; que é como quem diz o começarmos a caminhar sobre duas pernas. Isso permitiu-nos alargar os horizontes e com isso ganhar vantagem sobre os outros animais, entre muitas outras coisas. (muitas mesmo, mas que por falta de tempo não vou referir)
O 2º momento foi exactamente quando se fez a transição alimentar. Ou seja quando se começou a consumir carne e não apenas vegetais. O que levou a um maior desenvolvimento da massa cerebral. Porquê? Porque a carne entre outras coisas, tem uma muito maior concentração de proteínas. O que faz com que a mesma "dê mais energia" a quem a consome. O que acontecia até então é que a pouca energia absorvida dos vegetais só era suficiente para manter o corpo humano no seu "regular" funcionamento básico. Quando o consumo de proteínas aumenta; aumenta também o seu "excedente"; e asseguradas as funções "básicas" do organismo esse "excedente" passou a ser dirigido para o cérebro. Ou neste caso para o desenvolvimento do mesmo. Entre outras funções passou a complexificar-se o pensamento, o raciocínio, etc...
O 3º momento foi quando se fez a transição entre a carne crua e a carne cozinhada.
O numero de proteínas havia aumentado com o consumo de carne; mas quando a mesma passou a ser cozinhada o numero de proteínas absorvido pelo organismo aumentou exponencialmente. E porquê? Porque o nosso sistema digestivo consegue "absorver" e sintetizar melhor a carne previamente cozinhada. Aumentando assim a quantidade de proteínas absorvidas pelo sistema. Esse aumento foi também "dirigido para o cérebro" complexificando-o ainda mais e fazendo-o evoluir até aquilo que temos hoje.

Peço desculpa pela minha linguagem muito pouco cientifica, mas é que realmente não sou cientista ou biólogo, nem afins. Aquilo que escrevi aqui é o que sei e se estiver alguma coisa menos certa estou sempre pronto para aprender, por isso não hesitem em comentar.

Tudo isto para tentar explicar porque não sou a favor do "vegetarianismo puro", mas sim de um tratamento animal justo.
Ou seja, desde sempre que o ser humano caça para comer. O que aliás é comum no próprio reino animal. O leão mata a gazela, o lobo mata o carneiro, etc, etc, etc...e ninguém lhes diz para deixarem de comer carne.
A diferença está na produção massiva de alimento causada pelo excesso de população. Antigamente o Homem matava o que podia comer, tal qual faz o leão, etc.... mas agora produz em massa para aceder ás necessidades. Criando assim uma gigantesca indústria de tortura animal. E ISSO SIM ESTÁ ERRADO!!! Isso aliado à falta de valores humanos faz com que se façam verdadeiras atrocidades contra os animais. E eles tal como as pessoas não merecem ser maltratados e torturados desde o nascimento até á sua morte. Não é justo nem correcto. Eles sentem como nós e devem ser respeitados como nós.

Mas mudar alguma coisa está nas nossas mãos. Nunca direi a ninguém para se tornar vegetariano (pelas razões já acima referidas) mas sim que consumam "alimento feliz". Ou seja consumam carne ou ovos ou outros produtos de origem animal, em que os direitos dos mesmos tenham sido respeitados. Comprem alimentos de origem biológica certificada. São mais caros mas é o preço a pagar por um mundo melhor.
Se quer ajudar só tem de fazer isso. Pois se formos muitos a comprar produtos biológicos isso irá criar uma consciencialização colectiva para o problema. Pode ser que a médio longo prazo seja possível baixar o preço desses produtos e terminar de vez com esse cancro que é o da exploração animal em aviários, suiniculturas e afins.
Na agricultura biológica os animais andam ao ar livre, não são alimentados com rações duvidosas e têm uma morte com dignidade.
Pensem nisso porque JUNTOS SEREMOS MUITOS!

Deixo aqui um vídeo chocante que espero que ajude a abrir consciências....
Não aconselhável a pessoas sensíveis!

Sem comentários: