sexta-feira, 6 de abril de 2012

Conseguiu aterrar a avioneta depois do marido falecer em pleno voo

Casal norte-americano passeava pelos céus quando o piloto sofreu um ataque cardíaco e morreu ali mesmo, aos comandos da aeronave. Esposa, com 80 anos e com pouco experiência, teve ajuda via rádio e conseguiu levar o aparelho até à pista.

Chama-se Helen Collins e é a nova heroína dos Estados Unidos. Com o seu marido, a idosa de 80 anos sobrevoava os céus da América quando a tragédia aconteceu.

Na verdade foi um dia para a norte-americana nunca mais esquecer. A mulher teve emoções de todo o tipo, vendo o seu marido morrer diante de si mas conseguindo depois salvar a sua própria vida.

O casal voava calmamente quando o homem sofreu um ataque cardíaco e não resistiu, estando naquela mesma altura aos comandos da avioneta. Helen só havia tido umas aulas de pilotagem há cerca de 30 anos, mas nem isso a fez baixar os braços.

Inicialmente a idosa ainda tentou reanimar o marido mas sem sucesso. Depois, e sem muitas opções, contactou via rádio a torre de controlo e chegou à fala com o seu filho, James, também experiente na arte de pilotar aviões.

Com um sangue frio incrível e com a ajuda dos profissionais em terra, Helen conseguiu levar a avioneta à pista do aeroporto de Milwaukee. Como se não bastasse ter o marido ao seu lado já sem vida, a mulher pilotou o aparelho apenas com um motor a funcionar.

Em declarações à Associated Press, James Collins, o filho do casal, que ajudou a mãe via rádio, considera o feito da progenitora algo inacreditável: “Com apenas um motor, desconfio que muitos pilotos profissionais o conseguissem fazer”. O jovem fala ainda do sentimento de angústia que sentiu quando soube do que se passava: “Pelo rádio já sabia que o meu pai tinha morrido no avião. Não queria depois ficar também sem a minha mãe”, diz.

Helen, com o marido morto ao seu lado e com apenas um motor a funcionar, conseguiu aterrar o aparelho, num embate violento que acabou por feri-la nas costelas.

Certo é que a mulher colocou novamente o pé em terra firme e sobreviveu, já viúva, mas com uma história incrível para contar aos netos.


in PT Jornal

Sem comentários: