quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Menina procurava gato e morreu queimada

Uma menina de oito anos morreu ontem carbonizada num incêndio de um palheiro agrícola, em Selores, concelho de Carrazeda de Ansiães. A criança brincava com uma amiga e para encontrar um gato terão utilizado uma vela que provocou o fogo. A rapariga mais velha, de 12 anos, conseguiu salvar--se, saltando por uma janela.

O alerta foi dado às 14.34 e quando os bombeiros chegaram ao local encontraram uma das menores a chorar e assustada por não encontrar a amiga. A menina é filha de pais emigrantes na Alemanha e passava oito dias de férias em casa da avó. Ontem à tarde brincava com Diana Santos, de oito anos, residente no mesmo local. Viram um gato a fugir para o interior do palheiro e resolveram ir em busca do animal.

Como o local, de três divisões, não tem iluminação, uma das meninas ter-se-á lembrado de levar uma vela. O acidente ocorreu no interior repleto de palha, feno e madeira. A chama da vela propagou-se de imediato a todo o espaço e geraram-se momentos de pânico. A menina mais velha conseguiu sair, saltando de uma janela. "Estava muito assustada e apresentava ferimentos num joelho", contou ao DN fonte dos Bombeiros de Carrazeda de Ansiães.

Assustada, Diana refugiou-se por baixo de uma estrutura no interior do palheiro que ficou consumido pelas chamas. O tecto acabou por ruir e foi quando os bombeiros estavam a remover os es- combros que viram o corpo da criança carbonizada.

A vítima vivia com os pais e com o avô. O pai trabalha numa quinta próxima da localidade e a mãe num supermercado da aldeia. "Estamos todos muito tristes pois conhecemos bem esta família. A mãe trazia sempre as duas meninas muito arranjadas, tinha muita vaidade com elas e esta é uma tragédia muito grande", afirmou ao DN Maria Clara Sousa, proprietária do café em Selores. Diana tem uma irmã de quatro anos.

Também Maria Alzira Teixeira diz que a aldeia "está em estado de choque" e ontem à tarde eram muitos os moradores que se deslocavam para dar apoio à família enlutada. No local estava também o helicóptero do INEM para transportar o corpo da menina para o Instituto de Medicina Legal, o que veio a acontecer já ao final da tarde depois da chegada do delegado de saúde local.

Até então o corpo esteve coberto com um lençol. A outra menina foi transportada para a unidade de saúde local.


in Diário de Notícias

Sem comentários: