sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Orca mata outra treinadora 19 anos depois da primeira

Uma treinadora de orcas de um parque aquático da Florida, nos Estados Unidos, foi morta na quarta-feira em plena actuação por um dos mamíferos marítimos que tinha ao seu cuidado, anunciou ontem a polícia e a direcção do Seaworld.

"Um dos nossos treinadores mais experientes afogou-se num acidente com uma das nossas orcas", declarou, citado pela AFP, Dan Brown, director-geral do parque em Orlando.

A polícia recusou, por seu lado, o cenário de um ataque, uma vez que a treinadora se encontrava fora de água. "Ela escorregou para dentro do aquário, onde foi posteriormente atacada por uma orca. Foi uma morte acidental, uma morte trágica", declarou Jim Solomons, do gabinete do xerife do condado de Orlando.

Apesar de tudo, testemunhas, citadas pelas cadeias de televisão, contaram que a orca atacou, ergueu-se fora de água e abocanhou a mulher pela altura de cintura. A treinadora, de 40 anos, tinha acabado de apresentar o espectáculo que se seguia.

A orca, de seu nome Tilikum, levou-a para dentro de água, abanando-a por todos os lados, como uma boneca de trapos, ao ponto de ela perder um sapato, segundo testemunhas citadas pela CBS.

Várias dezenas de espectadores estavam presentes na altura do incidente. "O animal saiu não sei de onde, toda a gente começou a correr", contou Victoria Biniak, uma das espectadores, que falou a uma cadeia de televisão.

Tilikum, que significa amigo numa língua indiana, é uma das vedetas do estádio Shamu no Seaworld, o qual organiza espectáculos com golfinhos vestidos, focas e espadartes, cujos machos podem medir até oito metros de comprimento e pesar entre cinco e oito toneladas.

Mas Tilikum, que está em cativeiro no oceanário de Orlando desde 1992, já esteve implicada noutros incidentes graves, segundo a sociedade protectora dos animais, a Human Society dos Estados Unidos.

Em 1991, enquanto estava no parque aquático canadiano de Sealand, no Pacífico, este e outros dois predadores abocanharam uma jovem treinadora e mantiveram-na na sua boca até a afogarem. Mais uma vez, os espectadores assistiram a tudo horrorizados. O destino de Tilikum é agora uma incógnita.


in Diário de Notícias


Sem comentários: