terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Chatroulette, o novo fenómeno da internet que está a causar polémica

Um site em que os internautas podem ligar-se aleatoriamente a estranhos através das suas webcams. É esta a definição básica do Chatroulette.com, o website que está a ganhar milhares de adeptos em todo o mundo e que, nas horas de maior tráfego na internet, já chega a ultrapassar os 35 mil utilizadores em simultâneo.

O novo serviço cibernético foi criado em Novembro de 2009 e, em poucos meses, ganhou um número incrível de fãs. E a utilização desta verdade roleta russa das redes sociais é simples: o internauta entra no site, liga a câmara e clica em "Play" para entrar no sistema. Se não gostar do interlocutor que lhe é atribuído aleatoriamente pelo sistema, basta clicar "Next".

Relatos da utilização do website dão conta de um rapaz sueco que tenta desenhar rapidamente todas as pessoas a quem se liga, um outro usuário que compõe músicas a partir de temas sugeridos pelos estranhos com quem se conecta na chatroulette e um americano que prevê o futuro das pessoas olhando para as suas mãos - via webcam.

Mas também tem havido o lado obscuro da aplicação, que já era esperada e que está a dar que falar. Ao ligar-se a câmara, o estranho do outro lado pode calhar ser alguém agressivo.

Como não há controlo sobre quem o utiliza (não é necessário fazer qualquer tipo de registo), o chatroulette tem gerado controvérsia sobretudo por ser um campo perfeito para pedófilos e cibercriminosos.


in i

Sem comentários: