terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bandido Descalso

Com 18 anos e um extenso currículo criminal, ganhou fama pelos muitos assaltos e fugas espectaculares que protagonizou descalço. É mais uma celebridade instantânea produzida na internet. Veja o vídeo.O americano Colton Harris-Moore, de 18 anos e 1,98 m de altura, está ganhar fama como o "bandido descalço" nos Estados Unidos e Canadá, após uma série de roubos e fugas extraordinárias à polícia.

Idealizado por alguns como um "Billy the Kid" moderno, mas visto por outros como um ladrão comum, Colton tem um cadastro criminal, iniciado aos 12 anos, que tem como característica distintiva o facto de ele descalçar as sapatilhas antes de iniciar as fugas.

Detido em 2007 e enviado para um centro de recuperação em Seattle, o adolescente de Camano Island escapou no ano seguinte. Era o início de uma lenda, relata a France Press.

Poucos meses depois, durante uma perseguição pela polícia quando conduzia um Mercedes roubado, Colton saltou do carro em movimento e desapareceu numa floresta. Entre os objectos recuperados, estava uma câmara digital, com a qual fez um auto-retrato. A fotografia é agora o rosto público de um jovem que atingiu a popularidade na internet.

Os roubos continuaram em Camano Island e Harris-Moore em liberdade. Em poucos meses, era suspeito de mais de 50 assaltos em três condados.

Em Setembro, foi visto no vídeo de uma câmara de vigilância durante uma tentativa de assalto nas ilhas San Juan, na fronteira entre Washington e Vancouver (Canadá). Depois de roubar 2.500 dólares de uma caixa Multibanco na mesma noite, cortou-se e deixou um rastro de sangue, identificado por um exame de ADN.

A lenda do "bandido descalço" conheceu um novo desenvolvimento em Outubro, quando um avião privado caiu perto das Cascade Mountains (Seattle). Tinha sido roubado em Idaho, onde se registaram diversos furtos em poucos dias.

Os investigadores não encontraram o piloto, mas entretanto foi reportada a presença de um invasor numa casa próxima. Quando a polícia chegou, o suspeito fugiu e disparou contra os agentes. O criminoso não foi localizado, mas foram descobertas marcas de pés descalços no hangar de Idaho.

A mãe de Harris-Moore, Pam Koehler, não duvida que o filho seja capaz de pilotar um avião: "Ele é inteligente. Num teste de QI, ficou três pontos abaixo de Einstein. Desejo muito que tenha sido ele quem roubou estes aviões. Ficaria muito orgulhosa".


in Jornal de Notícias



Sem comentários: