domingo, 6 de dezembro de 2009

Na Minha Parede Escarlate Retratos

No Cine-Teatro Constantino Nery
Na Minha Parede Escarlate Retratos

Esteve em cena nos últimos dias 26 e 27 o espectáculo de dança “Na Minha Parede Escarlate Retratos” de Isabel Barros, uma co-produção do Cine-Teatro Constantino Nery e do Balleteatro, conquistou o público matosinhense. Sala encheu nos dois dias.
Tratou-se de um interessante momento de dança e de cor, e, como se pode ler no texto de apresentação “Na Minha Parede Escarlate Retratos será um lugar de ficção onde a partir da ideia de auto-retrato se inscrevem imagens sucessivas que nunca se deixam fixar. Espécie de ‘travelling’ pela paisagem memória. Num cenário branco, os “números” sucedem-se sem censura”.
Esta nova criação de Isabel Barros, que parte do texto de Jaime Soares, traduz uma perfeita sintonia entre o trabalho idealizado pela coreógrafa e a interpretação excelente dos três artistas que, em palco, mostram um jogo entre a imaginação e a realidade, entre a vida e a morte, fazendo com que “o espectador se liberte e inicie ele próprio o jogo, com a sua própria vida, imaginando-se e criando-se como puder. Antes da morte, antes que a morte destrua o movimento e não possamos, todos, imaginar mais nada. Uma proposta brilhante a destes artistas, a de nos obrigar a recomeçar”, como muito inteligentemente assinala Valter Hugo Mãe.
Para este escritor e artística plástico, “Este trabalho de Isabel Barros é de uma beleza imediata, intensa, cortante, feita de uma espontaneidade invejável, assente numa percepção inteligentíssima da liberdade do intérprete, que claramente pôde crescer dentro da narrativa encontrando o seu particular conforto”. Sem dúvida, e pela reacção do público, na noite da estreia, foi possível constatar o agrada perante a beleza do espectáculo e a emoção que os interpretes iam deixando transparecer. Um trabalho exigente, minucioso, mas muito expressivo, revelador de um grande domínio da técnica e da emoção.
A direcção, coreografia e cenografia deste espectáculo estiveram a cargo de Isabel Barros, sendo a música de Jonathan Saldanha, os figurinos de Helena Medeiros e foram interpretes Carlos Silva, Jaime Soares e Sónia Cunha.

in Matosinhos Hoje

Sem comentários: