quinta-feira, 30 de julho de 2009

Trabalhadores atiram director pela janela

Um grupo de trabalhadores atirou do segundo andar de um prédio o director de uma empresa siderúrgica estatal, na China. O homem morreu de imediato. Os trabalhadores realizavam um protesto contra demissões que a companhia pretendia realizar e ao que tudo indica terão ficado furiosos com algumas palavras do responsável.

O episódio ocorreu na sexta-feira na localidade de Tangshan, província de Hebei. Os trabalhadores do Tonghua Iron and Steel Group opõem-se a que Jianlong Steel assuma o controle da empresa. Esta empresa, sediada em Pequim, controlou temporariamente a Tonghua Iron and Steel no ano passado e os trabalhadores culpam-na pelos problemas financeiros sofridos durante aquele tempo.

Chen Guojun, o director da companhia privada, que ocupa o 150º lugar dentro as 500 maiores empresas chinesas, tinha ameaçado demitir os trabalhadores de Tonghua caso a privatização ocorresse.

De acordo com fontes policiais, o director da siderurgia privada chegou a dizer que dos actuais 30 mil trabalhadores restariam cinco mil, «o que enfureceu a multidão».


in Iol Diário

Sem comentários: