sábado, 6 de agosto de 2011

Sueco tentou construir reactor nuclear na cozinha

Um sueco de 31 anos tentou construir um reactor nuclear na cozinha de casa. Richard Handl admitiu que o seu plano era “louco”, mas diz que estava “curioso” e quis saber se conseguia separar um átomo.
A polícia sueca entrou no apartamento de Handl, na localidade de Angelholm (sul do país), depois de o próprio ter ligado para as autoridades nucleares do país perguntando se estaria a fazer alguma coisa de ilegal.

Handl é um entusiasta da Física e diz que lê livros sobre a matéria. Está actualmente desempregado, como indicou à BBC, acrescentando que comprou os materiais radioactivos na Alemanha, através da Internet.

O sueco admitiu que já estava a trabalhar nesta experiência há cerca de seis meses e colocava regularmente online posts sobre os seus ensaios.

Depois de ter sido interrogado pela polícia, os materiais nucleares e o computador de Handl foram apreendidos pelas autoridades. “Eu tinha tudo sob controlo, não era perigoso”, disse ainda à BBC, acrescentando pouco depois que aquilo que fez é “um bocado estúpido”.

Desconhece-se o que acontecerá agora. Se Richard será apenas multado ou se poderá ser acusado criminalmente.

in Público

Sem comentários: