sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mugabe sem carrasco para enforcar condenados à morte

Robert Mugabe não consegue arranjar ninguém que queira ocupar o cargo de carrasco e isso está a acumular presos no corredor da morte do Zimbabwe. 55 condenados à morte neste país aguardam que alguém os venha executar, incluindo um que já foi condenado há 13 anos, denunciou uma senadora, citada pelo jornal 'Herald'.

"A impossibilidade de encontrar um carrasco forçou um homem a passar 13 anos na prisão, apesar de ter sido condenado à morte", declarou Enna Chitsa num debate no Senado. "Ele afirma que é enforcado todos os dias, porque sabe que acabará por ser executado", acrescentou. Um outro senador, Morgan Femai, pediu ao Governo para perdoar os condenados à morte.

A última execução no Zimbabwe aconteceu em 2004 e o Governo publica regularmente anúncios na imprensa para preencher o lugar de carrasco, que está vago desde 2005. Durante o mesmo debate, a senadora Monica Mutsvangwa destacou as péssimas condições nas cadeias do país, onde os detidos são mal alimentados e só têm direito a ter um cobertor.

in Diário de Notícias

Sem comentários: