sábado, 4 de junho de 2011

Jovem chinês troca rim por dinheiro para comprar um Ipad2

A vontade de um adolescente chinês em ter o novo Ipad 2 fez com que doasse o seu rim a troco de cerca 2,200 euros, o que lhe possibilitou comprar o novo 'gadget' da Apple.

A notícia, avançada pelo Daily Telegraph, conta a história de um jovem de 17 anos que, ao ver um anúncio na Internet que oferecia dinheiro em troca de órgãos humanos, se deslocou a um hospital na cidade de Chenzhou para 'formalizar o negócio'.

«Queria um Ipad 2 mas não tinha dinheiro (…) e quando estava na Internet encontrei um anúncio, colocado online por um agente, a dizer que pagariam 20 mil yuans [2,200 euros] para comprar um rim». Assim explicou o rapaz, à Shezhen TV, os detalhes do sucedido.

O rapaz deslocou-se então a um hospital no norte da cidade de Chenzhou, onde foi operado por vários médicos, sob o olhar de três dos agentes responsáveis pelo anúncio, que no fim da cirurgia lhe deram a quantia prometida.

Ao chegar a casa com o computador portátil e um Ipad 2 novos, a mãe do rapaz desconfiou e, após insistir, conseguiu que o jovem confessasse o que tinha feito. A mãe recorreu às autoridades chinesas que, ao investigarem o sucedido, descobriram que os telemóveis dos três agentes responsáveis pelo anúncio já se encontravam desligados.

De acordo com as estatísticas, mais de um milhão de pessoas por ano precisam de transplantes de órgãos na China, o que motiva o negócio de órgãos ilícito que se tem desenvolvido pela Internet.

O Daily Telegraph releva ainda que, na China, os produtos da Apple como o Iphone ou o Ipad são encarados como símbolos de sofisticação e riqueza, o que leva a que sejam cobiçados pelos consumidores mais jovens.

Terá sido esta cobiça que levou o jovem de 17 anos a trocar um rim por um Ipad2.

in SOL

Sem comentários: