sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pontes que produzem energia


É uma proposta futurista a que é feita pelos designers italianos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino. Mas que as pontes, por norma, estão particularmente expostas aos elementos naturais como o vento e o sol, quanto a isso não há dúvidas.

A pergunta que fica é a de saber até que ponto a estrutura aqui proposta, do ponto de vista da engenharia e do aerodinamismo não fica demasiado sujeita à força dos elementos. É uma questão de segurança.

Os autores desta arrojada proposta ficaram em segundo num concurso para a construção da ponte ideal que ligasse Bagnara Calabra e Scilla, em Itália.

A ponte teria cerca de 20 quilómetros de comprimento e as turbinas eólicas instaladas na parte inferior gerariam electricidade suficiente para 'alimentar' 15 mil casas italianas por ano.

Os painéis solares colocados estrategicamente em algumas coberturas na parte superior e também em certas estruturas laterais viradas a sul também gerariam electricidade, e as áreas verdes, na zona do tabuleiro rodoviário, teriam pequenas lojas de frutas e vegetais dos agricultores locais, para os motoristas que quisessem parar para comprar e, já agora, contemplar a vista panorâmica.

O que se pode dizer, no mínimo, é que estamos perante uma proposta inovadora, muito arrojada e altamente provocadora.

in Expresso

Sem comentários: