sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Jovem casal percorreu o País a cometer roubos

Há mais de um ano, Tiago A., de 18 anos, e Cristiana F., de 17 anos, moradores na zona de Torres Vedras, levaram de uma residência naquela localidade jóias e cartões de crédito, entre outros artigos valiosos, após o que percorreram o País, cometendo, pelo menos, três dezenas de assaltos, nomeadamente a viaturas de alta cilindrada e casas, além de roubos por esticão a pessoas na via pública. Na quarta-feira, no final da tarde, acabaram por ser detidos por agentes da PSP de Olhão, no quarto que tinham alugado no Real Marina Hotel & Spa, naquela cidade.

Foram detidos quando já se preparavam para fugir sem pagar, como sucedera, poucos dias antes, em dois empreendimentos turísticos de quatro estrelas em Albufeira. "Tinham em seu poder muita coisa furtada, nomeadamente dez telemóveis, cartões de crédito, pulseiras e brincos, entre outros objectos. Nem ofereceram resistência", contou ao DN o comandante da PSP de Olhão, subcomissário Nuno Gonçalves, que não consegue ainda estimar o valor levado nos assaltos.

O casal, já com mandado de detenção, que se fazia transportar num veículo Mercedes escuro, modelo CLS 329 CDI, com matrícula falsa, que furtara, no início deste mês, em Barcelos, é presente, hoje, ao Tribunal de Torres Vedras. Incorre, cada um, em penas de prisão até 15 anos.

Tiago e Cristiana passaram o Natal num empreendimento turístico de Albufeira, onde chegaram nesse dia, "apenas com um cartão de crédito dentro do prazo de validade e uma cartão de condução que ela dizia pertencer-lhe. Justificaram que tinham perdido os outros documentos pessoais", descreve um dos responsáveis da unidade. "Estamos à espera dos nossos pais", disseram os dois jovens, que inicialmente até pensavam ficar ali durante cerca de uma semana.

Ele, magro e com 1,80 metros de altura, e ela, de 1,70 metros de altura e morena, mostravam-se "bem-apresentados e bem-falantes". Quando, no dia 27, lhes foi pedido o pagamento, previsto no dia seguinte, uma vez que o cartão de crédito, roubado e que diziam ser de um familiar acabou por ser cancelado, Tiago e Cristiana conseguiram sair discretamente da unidade hoteleira sem nada liquidarem. O caso foi, de imediato, comunicado à Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que, tendo em conta outras experiências negativas, acabou por lançar um alerta aos seus associados. Em seguida, o casal ainda conseguiu alojar-se, também sem pagar, numa outra unidade hoteleira de Albufeira. Dois dias depois, foi detido em Olhão, após ter utilizado o mesmo modus operandis. "Já estamos organizados para enfrentar situações de burla no Algarve", referiu ao DN o presidente da AHETA, Elidérico Viegas, sublinhando ser necessário "actuar sem ferir a lei para evitar problemas".

Na sequência de uma volta pelo País, que incluiu Torres Vedras, Coimbra, Évora, Barreiro, Ovar, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Braga e Albufeira, os dois jovens são suspeitos de terem praticado, pelo menos mais de três dezenas de assaltos a casas e viaturas.


in Diário de Notícias

Sem comentários: