sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Apanhados a lançar droga para o recreio da cadeia

Para os "lança-sabonetes de haxixe" tudo parecia correr bem, mas acabaram presos. O fornecimento de droga, por via aérea, para o Estabelecimento Prisional de Coimbra corria-lhes de feição. Todos cadastrados, por tráfico de droga, um deles estava evadido outro em liberdade condicional. Lá dentro, os reclusos, em vez de irem praticar ténis, por exemplo, aproveitam o tempo regulamentar para ir àquele espaço de recreio para resgatar a droga.

Esquema simples: Mal chega a noite, ali perto do Jardim da Sereia, alguém está à espreita para atirar, apesar do muro, algumas quantidades de droga que caem numa das áreas de recreio da cadeia. Depois, pela manhã, o "correio aéreo" é resgatado por um ou mais reclusos. Neste caso, após perseguição nas ruas da cidade, são detidos os traficantes. Um dos suspeitos é detido em flagrante. Os homens, de 26, 28 e 53 anos, têm vasta actividade criminal. Um deles, de acordo com o comunicado da PJ/Centro, "tinha contra si pendente um mandado de detenção por ausência ilegítima, tendo sido conduzido ao respectivo estabelecimento prisional onde se encontrava a cumprir pena". Outro, acrescenta a mesma nota da Judiciária, tinha "saído recentemente em liberdade condicional".

Há muito que o esquema de vigilância dos guardas prisionais da cadeia de Coimbra seguia as movimentações deste fornecimento peculiar. Do lado de fora, junto à Rua de Tomar, o grupo começa a ser vigiado pelos operacionais da Judiciária. O movimento intensifica-se junto a um dos topos do Jardim da Sereia. Às vezes, os sabonetes de haxixe não chegam ao destino, porque a pontaria de quem está do lado de fora nem sempre é certeira. São vários os casos em que as doses de estupefaciente não conseguem transpor uma parede alta que existe para lá do muro. Desta vez, um deles é detectado em flagrante e a sua detenção contou com a colaboração dos serviços prisionais. São apreendidas 600 doses de haxixe e um veículo automóvel.

Nem todos os muros deste estabelecimento prisional têm a mesma protecção, só parte é que possui uma rede. E para quem conhece os meandros desta cadeia cedo percebe que, do lado do Jardim da Sereia, há uma entrada aérea por onde podem ser atirados, do exterior, vários objectos, entre os quais doses de droga e telemóveis. Este esquema há muito que é noticiado pelo DN. Os três cadastrados agora detidos, após interrogatório judicial, ficaram em prisão preventiva à conta deste processo.

in Diário de Notícias

Sem comentários: