sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Do pé para a mão três meses depois

Ming Li é uma jovem chinesa de nove anos e em julho, a caminho da escola, foi atropelada por um trator. Como resultado do acidente, a mão esquerda de Li separou-se do braço, que ficou completamente desfigurado.

Os médicos do hospital de Zhengzhou acreditaram ser possível salvar a mão, mas dado o muito mau estado do braço viram-se forçados a enxertar a mão na perna direita da própria criança, enquanto recuperavam o membro superior.

O médico Hou Jianxi admitiu ao jornal "Zhoukou Evening Post" que quando Li "deu entrada no hospital a mão estava completamente separada do corpo. Foi absolutamente assustador".

Três meses depois, quando o braço estava já em condições de acolher a mão, esta foi recolocada no devido lugar e, aos poucos, Li vai recuperando as funções normais.

Duas operações e muita fisioterapia


Atualmente, a menina de nove anos já consegue mover o pulso e "a sua mão esquerda tem uma saudável tonalidade rosa, o que prova que a circulação sanguínea decorre normalmente" contou ainda Jianxi.

Ming Li terá ainda de enfrentar duas operações no próximo ano: a primeira tem como objetivo melhorar as funções da mão esquerda; e a segunda será uma cirurgia plástica, para esconder as inúmeras cicatrizes.

Os médicos responsáveis pelo caso clínico disseram que "após as cirurgias e com muita fisioterapia, estamos confiantes que a sua mão esquerda seja capaz de realizar grande parte das tarefas", mostrando-se positivos quanto à recuperação da jovem chinesa.

"Não conseguimos prever uma percentagem exata do movimento que Li conseguirá recuperar, mas será capaz de tomar conta de si e até conduzir", concluiu o médico Hou Jianxi.

in Jornal Expresso

Sem comentários: