sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mulher mais valente do México tem 20 anos


Marisol Valles, de 20 anos, é a nova chefe do comando de Segurança Pública Municipal de Guadalupe, no México. Ninguém mais se candidatou ao cargo, além da jovem estudante de Criminologia.

A sua valentia é já reconhecida pela Imprensa Mundial, uma vez que irá enfrentar o perigoso nicho de crime organizado e de batalhas entre cartéis de droga.

Marisol Valles estuda na universidade de Ciudad Juarez, situada a 60 quilómetros de Guadalupe, onde, em Junho passado, a guerra ao narcotráfico terminou com a morte do presidente da câmara e vários agentes da polícia decapitados.

Só na semana passada, em Guadalupe, local de grande trânsito de droga e de passagem de imigrantes clandestinos rumo ao Texas, nos Estados Unidos da América, foram cometidos oito homicídios.

A jovem chefe da polícia, casada e mãe de uma criança pequena, irá liderar 13 corpos de polícias e diz que não teme as exigências do seu cargo.

Note-se que morreram 28 mil pessoas, desde 2006, vítimas das guerras entre cartéis de droga, cujo epicentro é Ciudad Juarez.

Nem o apoio do exército mexicano - com 50 milhares de soldados - conseguiu evitar os números trágicos deste conflito.

Guadalupe fica situada em Chihuahua, no Norte do México, o estado com maior incidência de homicídios. Este ano, segundo a agência France Presse, registaram-se mais de dois mil.


in Jornal de Notícias

Sem comentários: