sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Drogas digitais. Ouvir ecstasy, LSD, heroína e marijuana

Para arranjar uma droga digital não é preciso irmos ao bairro mais duvidoso da cidade ou correr o risco de sermos apanhados pela polícia. Uma pesquisa no Google é suficiente para conseguir gratuitamente um dos ficheiros de som que pretendem reproduzir os mesmos efeitos das drogas recreativas. "Gate of Hades" é um dos mais procurados na internet. Segundo a descrição no site www.i-doser.com - que, tal como o www.i-dose.us, é um dos principais agregadores desses ficheiros de drogas digitais -, quem ouvir este som pode esperar "pesadelos, experiências próximas da morte e muito medo".

"Ouvi estático e era quase confortável, mas depois o barulho começou a ficar mais intenso e fiquei mesmo assustado", contou ao i Gabriel (nome fictício), de 23 anos, que experimentou o ficheiro quando estava sozinho em casa. Durante os 30 minutos de "Gate of Hades" manteve-se de olhos fechados, auscultadores nos ouvidos e com as luzes da sala apagadas, tal como manda o site da i-Doser. "Foi puro susto e nada parecido com as drogas que tomei na vida [marijuana e cogumelos]. Não quero ouvir aquilo outra vez."

Magda (nome fictício), de 22 anos, também não relacionou o efeito de "Gate of Hades" com o das drogas que já tomou. "Estava de olhos fechados, encostada à cabeceira da cama e comecei a adormecer a partir dos 7 ou 8 minutos", diz. "Não deu para perceber se foi por ter ouvido aquilo ou porque estava cansada depois de um dia de trabalho." De repente acordou com "o coração a sair da boca e um bip-bip horrível", conta. "Se não fosse essa última parte, até era um bom som para adormecer."

Além do "Gate of Hades", que pode ser descarregado gratuitamente, o site da i-Doser tem disponíveis sons com nomes sugestivos como orgasmo, ecstasy ou heroína. Um CD com 6 ficheiros custa 16,36€ e, a avaliar pela quantidade de mensagens deixadas no fórum do site, existem muitos compradores." Na minha cabeça estava a ser beijado por uma Na''vi do planeta Avatar", relata Bryan que experimentou o ficheiro First Love.

Segundo o site, os efeitos conseguem--se através das "batidas binaurais", isto é, quando cada ouvido recebe uma onda sonora diferente. "Este tipo de som chega a regiões do cérebro viradas para a detecção de sentimentos de satisfação como aqueles provocados pelo álcool ou pelas drogas", explica ao i o neuropsicólogo Manuel Domingos. "Alguns são anárquicos, não têm frequência nem tom definidos e quando lhes somos submetidos de forma prolongada, podemos ficar com danos cerebrais, alterações de consciência ou de comportamento."

Nos Estados Unidos, onde muitos jovens começaram a filmar as suas experiências com drogas digitais e a pô-las no YouTube, uma escola em Mustang enviou uma carta ao pais dos alunos a alertar sobre esta tendência. Em Portugal, João Goulão, presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência desconhece o fenómeno: "Não tenho informação do impacto que isso possa ter no meio português."

in I

1 comentário:

Anónimo disse...

Aff ¬¬ serio so um otario pra ficar "DROGADO" ao ouvir essa POORRAAA de Gates of Hades eu fiquei a nite todo ouvindo essa merda nada aconteceu a não ser ficar ouvindo um barulho irritante nada agradavel ¬¬ ui to locona aff gente ninguem merece ! Perdi 9:35 min da minha vida pra nada so pra ouvir uma merda de musica que dizem ser uma droga virtual ¬¬
fora a foto do video auhsuhauhs Illuminati auhsuhauhs ALOKA nada que ouvir Lady Gaga não resolva o problema Psicológico dessas pessoas !

PS: Me desculpam seu fui grossa ou tals .. e ninguem gostou do que eu falei cada um tem sua opnião e a minha é essa !