terça-feira, 2 de março de 2010

Sismo no Chile contribuiu para encurtar os dias

Os números oficiais falam em mais de 700 mortos e milhões de euros de prejuízo. O sismo no Chile afectou 80% da população chilena e pode ter alterado o eixo da terra, contribuindo para encurtar os dias.

A alteração é intangível, não dá para sentir sem a ajuda de aparelhos de grande precisão, mas cientistas da NASA consideram que o sismo do Chile, com 8,8 de magnitude numa escala de 1 a 10, afectou a rotação da terra, contribuindo para dias mais curtos.

A mudança, apesar de negligenciável, é permanente: os dias ficaram mais curtos 1.26 microsegundos desde 27 de Fevereiro de 2009, segundo cálculos preliminares feitos pela NASA. É apenas uma milionésima parte de um segundo, mas parece ser cientificamente irrefutável que a libertação de uma enorme massa de pedras e de pressão alterou a distribuição da massa do Planeta, acelerando a rotação da Terra.

"Qualquer evento que envolva o movimento de massa afecta a rotação da terra", argumenta Benjamin Fong Chao, do Centro de Voo Espacial da NASA, em Goddard, Maryland. Palavras recortadas de uma declaração produzida em 2005, para contextualizar o recuo dos dias, em 6,8 microssegundos, calculado após o Tsunami que devastou parte da Ásia, em Dezembro de 2004.

Richard Gross, geofísico do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, em Pasadena, na Califórnia, usou um modelo computorizado para determinar a forma como o sismo de 27 de Fevereiro afectou a Terra. Concluiu que o terramoto alterou o eixo da terra em cerca de 8 centímetros. A mudança terá contribuído para encurtar os dias, acreditam os cientistas.

Ao alterar a massa do Planeta, o sismo afectou a forma como o Planeta roda sobre si próprio, o que determina o tamanho dos dias. Mas, as mudanças funcionam em ambos os sentidos, e, no caso, por obra do homem, os dias até podem crescer.

Calcula-se que quando a reserva da barragem das Três Gargantas, na China, estiver cheia os dias podem crescer 0,06 mircossegundos. Um atraso na rotação da terra provocado pelo volume de 40 quilómetros cúbicos de água que a barragem vai acumular, alterando, dessa forma, a massa da terra.


in Jornal de Notícias


Sem comentários: