sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Americano vinga-se das Finanças lançando avião contra o edifício


Joseph Andrew Stack III, de 53 anos, tinha problemas com as Finanças de Austin, no Texas. E ontem optou por resolvê-los de forma algo radical. Ao início da manhã, este engenheiro de sistemas incendiou a sua casa, depois roubou um pequeno avião que lançou, em seguida, contra o edifício onde estão instalados os serviços das Finanças.

Responsáveis locais revelaram que o piloto morreu no acidente, durante o qual ficaram feridas duas pessoas que tiveram de ser hospitalizadas. E, ao fim do dia, continuava desaparecida uma terceira pessoa.

O Presidente Barack Obama foi, de imediato, informado do ocorrido por John O. Brennan, o seu conselheiro para o contraterrorismo. O incidente foi também objecto de análise por parte do Departamento da Segurança Interna, enquanto responsáveis federais concluíam pela inexistência de um ataque terroristas: tratava-se, segundo vários responsáveis, de uma acção de alguém com problemas com as Finanças.

"Não existe qualquer razão para preocupações, não se trata de terrorismo", anunciou, a propósito, fonte da polícia de Austin.

Quatro horas após o acidente, os bombeiros ainda tentavam controlar o incêndio que o choque provocou e só podiam realizar buscas nos três primeiros dos sete andares do edifício.

"Senti como se fosse a explosão de uma bomba. O tecto caiu, as janelas rebentaram. Nós levantamo-nos e fugimos", afirmou Peggy Walker, uma dos 199 funcionários das Finanças, que estava a trabalhar quando o monomotor de quatro lugares atingiu o edifício.

Horas após o acidente, o jornal americano Los Angeles Times revelava que Stack deixara um manifesto de várias páginas onde contava todos os seus problemas com o Governo e as Finanças.

"Atingi o meu limite", escreveu Stack no seu site, onde se insurgia contra a política de impostos dos EUA, o sistema de saúde, a falência da sua empresa e os problemas contra os impostos em Los Angeles, no fim dos anos 80 e início de 90, e contra as grandes empresas.

"Finalmente, estou pronto para acabar com esta loucura", escreveu Stack e acrescenta: "Bom, 'homem do fraque', vamos tentar algo diferente; fica com a pouca carne que me resta e dorme bem".

No blogue, que garante ter iniciado "há muitos meses", Joseph A. Stack foi contando os seus problemas, protestos, angústias. Os dias em que apenas havia dinheiro para comer bolachas Ritz e em que colocou mesmo a hipótese de recorrer a comida de cão como suplemento. O jornal sublinha o facto de, por vezes, o discurso de Stack ser pouco coerente ou difícil de perceber; mas o que fica é a mensagem de alguém que tentou reconstruir uma vida até que afirma "aguentei o máximo que pude". Assinou a data, 18 de Fevereiro, o seu nome e "(1956-2010)".


in Diário de Noticias

Sem comentários: