terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Padre Sugere a Pobres que Roubem

Um padre anglicano, Tim Jones, da paróquia de São Lourenço e Santa Hilda, no condado de York, no norte da Inglaterra, aconselhou no sermão do passado domingo, os seus fiéis a roubarem se estivessem a passar alguma necessidade. Mas apenas em grandes superfícies e nunca em lojas pequenas. A notícia é avançada pela «BBC Brasil».

A ideia do padre surpreendeu muitos e está a causar polémica em Inglaterra. No entanto, perante as acusações, Tim Jones justifica que a atitude da sociedade para com os mais pobres «deixa algumas pessoas sem outra opção a não ser o crime».

Durante o seu sermão o religioso afirmou: «Meu conselho, como padre cristão, é roubar em lojas. Não faço esta recomendação porque acho que é uma coisa boa ou porque acho que não faz mal. Mesmo assim, pediria que não roubem em lojas pequenas ou familiares, mas sim a empresas de âmbito nacional, porque os custos serão divididos por todos».

Se alguns compreendem a visão do padre, o mesmo não se pode dizer dos seus superiores. O Arquidiácono de York, Richard Seed já veio a público condenar a afirmação e ressalvar que «a Igreja da Inglaterra (anglicana) não recomenda que ninguém roube».

Todavia, nem o Arquidiácono esquece os mais pobres: «O padre Tim Jones levantou questões importantes sobre as dificuldades que as pessoas enfrentam quando o apoio social não chega, mas roubar não é a forma de superar essas dificuldades».

Quem não gostou mesmo nada das palavras do padre foi a polícia que classificou o sermão de «altamente irresponsável».

Depois do sermão se tornar público, Tim Jones deu uma entrevista à rádio «BBC» em York e defendeu que sua intenção não era encorajar as pessoas a roubar, mas a doar mais para a caridade para impedir que os necessitados fiquem desesperados.

Mas este clérigo já tinha feito manchetes de jornais em Inglaterra. Em Maio de 2008 fez um protesto contra o uso do logótipo da marca «Playboy» em material de papelaria destinado aos mais jovens. Chegou a entrar em algumas papelarias, de York, e a deitar ao chão tudo o que tinha o referido logótipo.

Sem comentários: