sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Menino com Agulhas no Corpo - continuação p2

A cirurgia do menino M.S.A, de 2 anos, que está com várias agulhas dentro do corpo, terminou por volta 20h desta sexta-feira, 18. Foram retiradas duas agulhas do pulmão esquerdo e mais duas que estavam perto do coração da criança. A operação, que começou por volta das 15h30, durou cerca de 5 horas e foi considerada um sucesso pela equipe médica. O garoto foi encaminhado para a UTI do Hospital Ana Nery e seu estado de saúde é estável.

As agulhas que foram retiradas estavam causando infecção e, segundo as médicas Patrícia Guedes, coordenadora da UTI cardio-pediátrica da unidade, e Isabel Guimarães, coordenadora do serviço de cardiologia pediátrica, havia risco de se movimentarem e atingir uma veia do menino. Por isso a urgência em retirá-las. A circulação do sangue do garoto foi realizada por uma máquina durante a operação, arriscada por se tratar de uma intervenção cardíaca.

O garoto deverá ser operado novamente na próxima semana para retirar algumas agulhas que estão no abdômen. Em seguida, será feita nova operação para remoção dos objetos da coluna. As médicas disseram que se o garoto superar por essas três etapas, ele passará a conviver com os outros objetos, que devem ser extraídos conforme a necessidade.

Não é possível estipular o número exato de agulhas, pois uma pode estar sob a outra ou confundidas com pequenos ossos do menino. Os exames identificaram de 25 a 30 agulhas dentro do corpo. Para a equipe médica, o mais importante é identificar quais agulhas causam risco de morte para o menino.

O garoto respirava sem ajuda de aparelhos e estava consciente, mas se encontrava em jejum desde esta quinta, 17, por conta da operação. Os médicos mantinham o tratamento com antibióticos e antitérmicos.

Infecção - As duas agulhas que perfuraram o coração do menino M.S.A infeccionaram e o fato preocupou a equipe médica, de acordo com Francisco Reis, diretor do Hospital Ana Neri, em Salvador, onde o garoto está internado. "É uma situação rara e de difícil atuação nas partes clínica e cirúrgica. O menino está com febre por causa de um processo de infecção no coração, o que aumentou nossa preocupação", disse o médico, nesta sexta-feira, 18.

O diretor do Ana Neri disse ainda que, pela natureza dos ferimentos, houve a intenção de penetrar com as agulhas órgãos vitais, como coração e pulmão. O estado de saúde da criança é grave, mas Reis explicou que o menino e a mãe não têm noção da gravidade do caso e recebem apoio psicológico. O garoto tem que ficar deitado, não pode sair do leito, nem brincar.

Confissão - O padrasto da criança, Roberto Carlos Magalhães Lopes, confessou para a Polícia que introduziu as agulhas no enteado e afirmou que queria se vingar da mãe do menino, Maria Souza Santos, que sentiria ciúmes dele com Angelina Capistana Ribeiro dos Santos. Ele acusou Angelina de participar do crime juntamente com a suposta mãe-de-santo Maria dos Anjos Nascimento, conhecida na cidade como Bia.


in A TARDE online

Sem comentários: