segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Morreu Isabel Alves Costa

Isabel Alves Costa, figura de proa da cultura portuense das últimas décadas – que fez nome e carreira sobretudo no teatro – e que faleceu no sábado, vítima de doença súbita, aos 63 anos, é cremada hoje, no cemitério do Prado do Repouso, no Porto, às 14h30.

Lamentada por todos os pares, Isabel Alves Costa, que desempenhava funções de directora do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) – que fundou em 1989 –, é recordada sobretudo pelos anos que passou à frente do Teatro Rivoli na qualidade de directora artística. Entre 1993 e 2007, ditou os destinos daquela estrutura até que o actual presidente da Câmara, Rui Rio, atribuiu a exploração da sala a uma empresa privada (gerida por Filipe La Féria).

Nascida em 1946, filha de Henrique Alves Costa, histórico director do Cineclube do Porto, e irmã do arquitecto Alexandre Alves Costa, Isabel Alves Costa estudou em Paris e doutorou--se em Estudos Teatrais na Sorbonne.

Foi programadora do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e actualmente colaborava também no projecto Comédias do Minho, associação de promoção de actividades culturais. O seu desaparecimento prematuro deixou inconsoláveis amigos e colaboradores como Ricardo Pais e Manuela de Melo. Em Isabel Alves da Costa o encenador e ex-director do Teatro Nacional São João destaca o "amor ao espectáculo em todas as dimensões", enquanto a antiga vereadora da Cultura do Porto evoca a forma totalmente absorvida como se entregava ao trabalho.

Na qualidade de investigadora, Isabel Alves da Costa deixa vários títulos publicados – entre eles o recente ‘Rivoli - 1989-2006’ – e fica a promessa: a próxima edição do FIMP, que se realiza em Setembro, ser-lhe-á dedicada.


in Correio da Manhã

Sem comentários: