terça-feira, 30 de junho de 2009

Morreu Pina Bausch

A coreógrafa alemã Pina Bausch faleceu hoje, com 68 anos, cinco dias depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro, anunciou um porta-voz do Teatro de Dança de Wuppertal.

No domingo passado, Pina Bausch ainda esteve no palco da Ópera de Wuppertal, para um espectáculo da sua companhia de dança.

De nome completo Philippine (Pina) Bausch, nasceu a 27 de Julho de 1940, como filha do dono de uma cervejaria de Solingen, na Renânia, e viria a tornar-se uma das maiores figuras da dança moderna internacional.

Sob a sua direcção, o teatro de dança de Wuppertal, onde era coreógrafa-chefe desde 1973, ganhou fama mundial.

A sua forma radical de interpretar a dança agitava emoções, embora se distanciasse dos padrões estéticos tradicionais desta arte.

Pina Bausch recebeu numerosos prémios internacionais pelas suas criações e em Agosto de 2008 foi agraciada com o Prémio Goethe da Cidade de Frankfurt, pelo conjunto da sua obra.

Decobriu a vocação para a dança logo em criança, e aos 14 anos começou a ter aulas com Kurt Jooss, um inovador da dança expressionista, na escola Folkwang, em Essen.

Uma bolsa de estudo permitiu-lhe depois frequentar a Juilliard Scholl of Music, em Nova Iorque.

Curtas actuações como bailarina do New American Ballet e na Metropolitan levaram-na depois a tomar contactos com famosos coreógrafos.

Jooss trouxe-a de volta para Essen, e como membro da Folkwang Schule começou a criar as suas próprias coreografias, no final dos anos sessenta do Século passado.

O director do teatro de Wuppertal, Arno Wuestenhoefer, abriu depois caminho à carreira internacional de Pina Bausch, nomeando-a coreógrafa-chefe, em 1973.


Sem comentários: