quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Drogas em Lar de Idosos

Três pessoas idosas morreram depois de terem ingerido doses de psicotrópicos, ministradas por funcionários de um lar que queriam acalmá-las para não serem incomodados, revelaram hoje as autoridades na Califórnia (ocidente), escreve a Lusa.

Três pessoas - uma antiga responsável do estabelecimento, um médico e uma farmacêutica - foram detidas no âmbito do inquérito, anunciou o ministro da Justiça da Califórnia, Jerry Brown, num comunicado.Os alegados factos ocorreram num lar de pensionistas de Lake Isabella, a 225 quilómetros a Norte de Los Angeles.

Segundo o gabinete de Brown, os suspeitos administraram psicotrópicos a pessoas que sofrem de demência senil para serem mais fáceis de controlar mas também às que contestavam decisões.

«Três pessoas parecem ter morrido em consequência deste tratamento, e uma outra sofreu ferimentos graves», segundo o gabinete de Brown que estimou o total de vítimas em 22. «Elas recebiam doses de psicotrópicos não para o seu bem-estar mas para o da equipa» médica, segundo a mesma fonte.

Formalmente acusados de agressão com uma arma mortal, os três suspeitos arriscam penas até 11 anos de prisão se forem declarados culpados.

Sem comentários: